Você Precisa Gerar vendas para a sua Empresa, ou você precisa cuidar do caixa da sua Empresa?

Vender ou cuidar do caixa, onde concentrar minhas energias?

“Ok, entre vender e cuidar do caixa, qual deve ser a minha prioridade? Onde devo concentrar minhas energias?”



Não estranhe com o que vou dizer: se você está começando um negócio, concentre suas energias nas vendas, mas não abandone seu caixa!

Vou contar um pouco da minha experiência para explicar minha orientação acima.

No começo da minha vida de empreendedor, talvez pela minha formação, sempre foquei muito o caixa, o controle dos gastos, o planejamento e tudo mais que aprendei na academia de Contabilidade.

Só que por mais que eu estivesse aplicando conceitos importantíssimos minha empresa sempre patinava e não crescia. Acredito que um dos pontos chaves que nunca me deixou desistir, foi sempre atribuir o erro a mim e não as diversidades do caminho.

Eu sempre pensava: “Tem alguém ganhando muito dinheiro fazendo o que eu faço, o que será que estou fazendo de errado?”


Devido essa minha forma de pensar e minha teimosia, enxerguei o óbvio, eu não sabia vender.

Identificado o problema eu tinha duas alternativas: ou me capacitava ou contratava alguém para vender. Bem, se você é um pequeno empreendedor sabe muito bem qual foi minha única alternativa, me capacitar, pois contratar alguém eu não tinha condição, mal fazia para o meu sustento. Tive épocas que não tinha um centavo de faturamento, e isso por meses consecutivos.

Vocês acham que quando aparecia algum trabalho eu olhava para a rentabilidade daquele serviço? Olhava muito por cima, pois não podia pagar para trabalhar, mas até conseguir adotar a margem de ganho que eu considerava razoável, foi difícil, peguei muitos trabalhos por qualquer valor, afinal tinha que me sustentar.