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Foto do escritorMarcos Naitzk

A importância do Networking no negócio de consultoria.


Muitos aspiram a carreira de Consultor pelos benefícios que ela proporciona: melhor remuneração, constante viagens, dinamismo total, expansão do ciclo de contato, flexibilidade de horário; mas esquecem de uma qualificação importantíssima, tão importante quanto ao conhecimento técnico, a qualificação em Networking.


A qualidade do seu Networking irá determinar o sucesso ou fracasso do seu negócio, pois é ele que irá fazer com que seu negócio aconteça. Sem Networking não há processo comercial; sem processo comercial não há entrada de dinheiro; sem entrada de dinheiro não há como o negócio se sustentar.


Uma vez identificada a qualidade do Networking, o aspirante se esbarra em outro ponto que irá desfavorecer o início da sua caminhada: Onde e como profissionalizar o Networking para conseguir o resultado desejado?


Esclarecendo um pouco mais sobre Networking, é importante abordarmos que a simples visita em reuniões de empresários fomentadas por associações; a simples participação em café de negócio; a troca de cartões automática sem objetividade clara; não é Networking. Aliás, isso está longe de ser Networking!


O que seria Networking então?


Bem, antes de abordamos nosso entendimento sobre o tema, é importante esclarecer que somente depois de longa data, fomos perceber o quanto errávamos adotando as abordagens citadas acima. Investimos muito nessas reuniões que não nos geravam resultados favoráveis, pois éramos “maníacos” em distribuição de cartão de visita. Nossa meta era: entregar, entregar e entregar cartões, pois com certeza alguém iria nos procurar.


O tempo passava e a procura nunca acontecia e ao invés de analisarmos o que estávamos fazendo de errado, perdemos o desejo de participar dessas reuniões improdutivas e desnecessárias.


Nesse ponto da leitura talvez você esteja concordando ou discordando do nosso posicionamento quanto a esses encontros de empresários, então se faz necessário esclarecer que não vemos mais essas reuniões dessa forma, esse foi nosso posicionamento antes de analisar e entender que o “problema” não estava nas reuniões e sim na nossa postura.


Poucos irão ajudar o aspirante nessa qualificação e profissionalização do Networking, nós encontramos esse apoio em uma instituição que tem como foco o Networking, BNI (Business Networking Internacional – www.bnibrasil.net.br).

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Quando entendemos que Networking é trabalhar sua rede de contato, e aprendemos como deve ser trabalhada essa rede de contato, as reuniões que antes eram improdutivas, passaram a ser produtivas e principalmente a gerar dinheiro no caixa.


Hoje participamos das reuniões citadas e temos baixa troca de cartões, pois não é a quantidade de cartões trocados que irá gerar negócio, e sim a qualidade de cada cartão trocado.


Para coroar nosso entendimento junto a tratativa de abordagem e fechamento de negócios, fizemos uma especialização em vendas, e entendemos que a venda também é um processo, onde precisa-se seguir um passo a passo. Esse coroamento conseguimos junto a empresa NetProfit (www.netprofit.com.br  |  Core Competence Sales).


Gostaríamos de esclarecer que não estamos fazendo propaganda das instituições que nos qualificaram em nossa performance junto ao comercial, mas temos o dever de citar as fontes que nos proporcionaram tal conhecimento, pois os créditos são deles!


Respondendo então a questão anteriormente formulada, hoje entendemos que Networking não é apenas rede de contato, mas sim trabalhar a rede de contato, e isso é possível através dos detalhes que geram confiança e credibilidade no profissional. Tão somente o Networking não gera o “negócio fechado”, mas é a porta de entrada para a apresentação. O que vem depois é processo de venda.


Abaixo compartilhamos alguns conhecimentos em torno do Networking e do processo comercial:


  1. Nunca vá para cafés de negócios com o objetivo de sair com contrato assinado. Essas reuniões devem ser estratégicas para que você não se frustre. Se a reunião tiver em torno de 100 empresários, saia satisfeito se conseguir conversar no máximo com 5 desses empresários;

  2. Por experiência, a maioria que está nessa reunião quer fazer negócio, mas ali não é o local. Fazer negócio é fora dessas reuniões, temos que ter a habilidade de falar sobre nosso negócio rapidamente e de forma que desperte a curiosidade de quem estamos conversando;

  3. Procure ouvir mais, mas seja sempre o primeiro a questionar “o que você faz?”, assim você poderá conduzir a conversa;

  4. Quando questionado sobre o que você faz, seja breve e estratégico. Procure despertar a curiosidade para que essa conversa inicial se torne em uma reunião de apresentação, onde você poderá entender melhor as dores para balizar se consegue ajudar o outro. Em nossas oportunidades, sempre colocamos da seguinte forma: "Transformamos a vida de empreendedores através de qualificação em treinamentos de gestão financeira";

  5. Outra técnica que adotamos e o resultado está sendo positivo, geralmente solicitamos o cartão e só entregamos se solicitado. Hoje pensamos da seguinte forma: mais importante que ele ter o nosso contato, é nós termos o contato dele, pois aí teremos certeza que a abordagem acontecerá;

  6. O investimento para se especializar em Networking, e na área comercial, é tão importante quanto o investimento em especialização técnica;

  7. Nunca saia de uma reunião com seu prospect, sem um próximo compromisso!


Texto escrito e publicado em 29 de agosto de 2016 por Marcos Naitzk para seu Blog. Devido a troca de site, a sua nova publicação é 25 de fevereiro de 2020.

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